Qual a maior barreira que te impede de empreender? Seria a falta de dinheiro? Ou talvez a falta de uma boa oportunidade para começar seu negócios sem riscos?

Hoje eu queria falar um pouco da história de um dos meus mentores, o Robinson Shiba, criador da franquia China in Box e um dos tubarões do programa Shark Tank. Além de empreendedor, Shiba tem viajado o Brasil ministrando palestras que ajudam as pessoas a empreender.

Eu vejo hoje o Robinson Shiba como um dos meus mentores profissionais porque ele construiu essa trajetória de sucesso mesmo com todas as adversidades. Ele passou de estudante e lavador de pratos para dono de uma das maiores redes de comida fast food do Brasil. O próprio Shiba conta como venceu essas barreiras e dá algumas dicas importantes de como você pode vencer as suas também.

Tenho certeza que este artigo vai trazer muitas respostas para você contornar as suas barreiras também!

A história de Robinson Shiba

A trajetória de todo empreendedor começa com muita tribulação e, muitas vezes, de uma forma bem inesperada. Tenho certeza que você já encontrou várias dificuldades pelo caminho… A primeira que vem à cabeça é a falta de dinheiro, mas existem muitas outras, como a falta de experiência, de apoiadores e até mesmo o medo de fracassar. São muitos riscos e muitas variáveis que não conseguimos prever e que acabam nos inibindo.

Quem vê hoje tudo o que o Robinson Shiba conquistou não imagina que, lá na década de 80, ele era só um estudante de odontologia e que nunca tinha pensado em abrir um restaurante. Na verdade, tudo começou em um assalto nos Estados Unidos, durante um intercâmbio que o Shiba fez para melhorar o inglês. Depois de perder praticamente todo o seu dinheiro, ele se viu obrigado a arrumar um trabalho para poder se manter e continuar os seus estudos. Foi aí que teve o seu primeiro contato com redes de fast food: lavando pratos e entregando encomendas.

O que para muitos poderia ser uma lembrança ruim, para ele foi o momento no qual ele percebeu como essas redes seriam inovadoras aqui no Brasil. Mas, entre ele ter essa primeira visão e abrir o primeiro China in Box, se passaram seis anos. Nesse tempo ele buscou estudar e aprender mais sobre a logística desse tipo de negócio. Buscou planejar tudo: desde o modelo de negócio, onde abrir a primeira loja, como construir a imagem da empresa, até mesmo como lidar com o preconceito de que restaurantes chineses não tinham uma boa higiene…

E não pense que não houve obstáculos imprevisíveis nesses seis anos. O pai do Shiba teve os seus ativos congelados nessa época por causa do plano Collor e eles já não tinham mais recursos para abrir o restaurante. Shiba teve que recorrer a amigos arquitetos, engenheiros, designers para abrir o restaurante. Na época, esses amigos tinham até medo que o China in Box não vingasse mas, segundo o Shiba, se não desse certo ao menos eles teriam muito yakissoba para comer.

Você com certeza se identificou com alguma dessas dificuldades que o Shiba enfrentou e, ouvindo toda essa história, talvez pareça que tudo foi fácil, que as soluções já estavam prontas ou que eram muito óbvias. Mas a gente sabe que não é assim. Como então um bom empreendedor precisa se portar diante das dificuldades para encontrar soluções que sejam viáveis e que de fato resolvam os problemas?

Como um empreendedor de sucesso supera as barreiras?

Tive a grande oportunidade de entrevistar o Shiba recentemente e ele me contou um pouco sobre como superar todas as adversidades que um empreendedor encontra. Quando o questionei qual era a principal dica que ele tinha para os novos empreendedores, ele me respondeu:

“O mais importante é o auto-conhecimento, o alinhamento de expectativa com você mesmo.
O que eu quero fazer? Qual o meu propósito de estar aqui? Qual o meu grande sonho?
Não existe demérito nenhum em ter apenas uma unidade de um bom restaurante e gerar empregos ali.
Não tem desmérito nenhum, existe apenas um alinhamento de expectativas.”

Esse alinhamento de expectativas é muito importante para a tomada de decisões. É importante perceber que não existe resposta certa e nem fórmula pronta, tudo depende do resultado que você quer. Ter sempre bem claro os seus propósitos é o primeiro passo para assegurar uma jornada de sucesso.

E veja, mesmo as adversidades podem ser usadas ao seu favor. No caso do Shiba, por exemplo, ter sido obrigado a recorrer aos seus amigos permitiu o surgimento de outros negócios, como a Hakuna Matata, uma empresa do amigo do Shiba que hoje fabrica os biscoitos da sorte do China in Box.

No início de cada dia de trabalho, nós podemos parar um minuto para pensar:

“Qual o meu propósito? Qual o meu sonho?
Quais as tarefas que preciso cumprir, as decisões que preciso tomar HOJE para cumprir esse propósito?”

Pode parecer algo muito simples, mas definir todos os dias aquilo que devemos fazer nos ajuda a enfrentar os problemas com mais segurança e até mesmo a encontrar soluções mais criativas e viáveis para os nossos problemas.

Um caso real do próprio Shiba

E essa é uma dica do próprio Shiba. Quando Ele procurou transformar o China in Box em uma franquia, ele foi questionado pela sua consultora, Celina. Ela perguntou:

“Onde você quer chegar? Quantas lojas quer ter?”
“Acho que 10 lojas.”
“Não, você precisa pensar grande, ir além… Quantas lojas você consegue ter?”
“Bem, diria então 30 lojas”
“Você não está entendendo… Franquia é algo que pode crescer e se expandir onde houver mercado pra isso. Quantas lojas quer ter?”
“Se é assim, quero ser a maior rede do mundo.”
“Você começou a entender… E como você quer isso?”
Sendo a melhor do mundo.”

Desde então, ele diz que sempre que acorda e vai para o trabalho, ele pensa: “o que preciso fazer hoje para construir a maior rede de franquias do mundo?

Alinhe suas expectativas hoje!

Não importa a posição que você está no mercado. Seja um novo empreendedor ou o dono de uma franquia de sucesso. Relembrar os seus propósitos e alinhar suas expectativas é SEMPRE fundamental.

O que quero mostrar com este artigo é que reconhecer seu propósito pode ser crucial para o seu sucesso como empreendedor. E é algo útil não só para traçar as grandes diretrizes da sua carreira, mas também para tomar as pequenas decisões e solucionar os problemas de cada dia.

Por isso quero te convidar a relembrar o seu propósito e pensar: o que posso fazer HOJE para cumprir esse propósito?

Se você já encontrou uma resposta pra essa pergunta, deixa aqui o seu comentário. Mas se você ainda não encontrou o seu propósito, eu fiz um vídeo especialmente para você. É só clicar aqui para ver como você pode encontrar o seu propósito. Lá no meu canal do YouTube coloquei também um trechinho da entrevista que fiz com o Robinson Shiba.

Não deixe também de compartilhar este artigo e esses vídeos com os seus amigos, principalmente aqueles que estão bloqueados pela falta de propósito. Lembre-se: bons amigos nos ajudam a chegar longe… Até mesmo a construir uma das maiores franquias do Brasil.

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