Consultando o dicionário você verá que sucesso é “êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz”. Porém, sucesso pode ser muito mais do que isso, pois a sua definição é algo muito pessoal.

E você, já parou para pensar no seu conceito de sucesso? Acompanhe nosso post e reflita sobre o assunto com a gente.

Os outros são os outros

Todos nós queremos ter sucesso na vida, mas poucos sabemos ao certo o que isso significa e nessa confusão, acabamos acreditando que ter sucesso é o ter o que outras pessoas têm ou mesmo ser como elas são.

É comum olharmos para uma determinada pessoa e pensar “gostaria de ser como ela” ou “gostaria de ter aquela casa” ou ainda “queria ter aquela vida, isso sim é um pessoa de sucesso”.

Mas será que essas pessoas estão verdadeiramente satisfeitas e se sentem pessoas de sucesso? Está aí uma pergunta que não podemos responder, já que só diz respeito aos outros. Por isso, é preciso focar apenas em nós mesmos, no que acreditamos que precisamos para sermos felizes e parar de nos compararmos com os outros, afinal cada um tem uma história de vida única, com conquistas e derrotas, alegrias e tristezas.  

Quantas vezes você não fez um julgamento errado de alguém antes mesmo de conhecê-la? E quantas pessoas podem não ter gostado de você ao te conhecerem e depois mudaram de opinião? Pense nisso quando for avaliar o sucesso dos outros apenas olhando de longe. Isso pode te prejudicar, e muito.

Uma executiva de alto cargo que trabalha para uma multinacional e tem um excelente salário pode ser considerada uma pessoa de sucesso. Mas igualmente,  uma outra mulher que trabalha em casa e cuida dos filhos também pode ser bem-sucedida. Veja, mesmo vivendo realidades distintas, elas alcançaram o sucesso, cada uma a sua maneira e com os recursos que possuem, mirando cada qual um objetivo, qual seja uma boa posição profissional ou uma família feliz e saudável.

Cada um tem a própria vida. O que é bom para você, pode ser péssimo pra mim. E termos consciência disso é o primeiro passo para conseguirmos definir o que o sucesso para cada um de nós em particular. Afinal, como já dizia o mestre Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Livre-se das pressões sociais

Durante a nossa vida somos constantementes bombardeados pelos valores impostos pelos outros. Desde crianças, aprendemos sobre o que é certo ou errado de acordo com a visão dos nossos pais e outros membros da família. Aí crescemos e somos influenciados pelos conceitos que aprendemos na escola e na faculdade.

E, quando finalmente estamos formados e “prontos para a vida”, percebemos o quanto estamos condicionados em aceitar regras sociais sem ao menos nos questionarmos se estamos de acordo com elas, se gostamos ou não.

Dizem as regras que o indivíduo para ser considerado uma pessoa bem-sucedida precisa estudar, trabalhar, ganhar muito dinheiro, ter casa própria, casar e ter filhos. E quem não cumpre com alguma dessas condições é um verdadeiro fracasso.  

Mas é preciso se libertar disso tudo, se libertar do que sociedade estabeleceu como sucesso. Somos livres, temos direito de escolher aquilo que atende as nossas necessidades e que nos faz verdadeiramente felizes e satisfeitos.

O que é sucesso para você?

A importância do autoconhecimento

Agora responda as seguintes perguntas:

  1. Você se sente uma pessoa de sucesso?
  2. Você é feliz fazendo o que faz?
  3. Você sente falta de algo na sua vida?

Responder essas perguntas com honestidade é o primeiro passo para o autoconhecimento e para entender o que é realmente importante para você e o que pode te levar ao sucesso.

O autoconhecimento surge quando compreendemos nossas próprias necessidades, desejos, qualidades, defeitos, hábitos e tudo mais que nos move. Quanto mais você conhece sobre você mesmo, melhor você responde às mudanças e pressões da sociedade.

Você passa também a ter uma percepção maior das suas emoções e do quanto sua vida pessoal e profissional são guiadas pelas suas necessidades ou pela expectativa dos outros.

Será possível também entender se as suas escolhas atuais te fazem feliz ou não e a partir disso perceber o quanto você é ou não bem-sucedido.

É você que define o seu sucesso

Temos o direito de escolher o modo como desejamos levar nossas vidas e de expressar nossas singularidades, não cabendo a ninguém julgar o determinar o que devemos ou não fazer, o que é certo ou errado, o que é sucesso ou fracasso.

Não deixe que crenças limitantes e os valores dos outros te aprisione. Defina o que é para você sinônimo de sucesso e comece a batalhar por ele hoje mesmo. Pode ser abrir um negócio, passar em um concurso público, se casar, ter filhos ou simplesmente sair por aí viajando. Não importa!

Vá em busca daquilo que te faz realizado internamente. Costumo dizer que você deve procurar aquilo que faz bem para a sua alma.

O primeiro passo para qualquer mudança e para ser bem-sucedido é mudar a forma como pensamos e termos em mente o que realmente queremos. O segundo passo é se posicionar na vida desta maneira. Mentalidade e Posicionamento.

Algumas definições de sucesso

Abaixo, seguem algumas frases e pensamentos sobre sucesso que podem te inspirar. Confira!

“Não substitua nada no caminho por não confiar naquilo que o caminho ainda pode lhe trazer. ” – Décio e Wilma Oliveira

“Tenha sempre em mente que a sua própria resolução para o sucesso é mais importante do que qualquer outra coisa.” – Abraham Lincoln

“O segredo do sucesso é a consistência do propósito.” – Benjamin Disraeli

“Coragem começa em aparecer e nos deixarmos ser vistos.” – Brené Brown

“O que sabemos é importante, mas quem somos é mais importante”. – Brené Brown

“Quer ser feliz? Pare de tentar ser perfeito.” – Brené Brown

“Nada transformou minha vida mais do que perceber que é uma perda de tempo avaliar minha dignidade pesando a reação das pessoas nas arquibancadas”. – Brené Brown

“Corremos o risco de perder a alegria quando estamos muito ocupados perseguindo o extraordinário”.- Brené Brown

“Não é sobre o que eu posso realizar?” mas “o que eu quero realizar?” Mudança de paradigma.” – Brené Brown

Deixe seu comentário


INSCREVA-SE

Receba insights na sua caixa de e-mail e dar vida ao seu negócio.

Essência de Valor © Todos os Direitos Reservados - 2017

Top