Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, porém têm dúvidas sobre que tipo de negócio escolher. E se você também não sabe qual o negócio certo para você, não deixe de conferir este post com dicas para não errar na hora de começar seu empreendimento.

A importância de escolher o negócio certo

Escolher o negócio certo na hora de começar a empreender é crucial para o sucesso do seu projeto. E essa escolha deve ser uma decisão consciente e analisada em todos os aspectos.

Não basta uma ideia ou desejo, é preciso muito mais que isso. Não se deixe levar por um insight qualquer e não tome nenhuma decisão por impulso.

A escolha deve fazer sentido para o empreendedor, deve ser algo com o qual se tenha identificação e envolvimento. Não adianta querer abrir uma loja de roupas se você não se interessa pelo mundo da moda, isso seria o primeiro passo para o fracasso do negócio. No mais, o caminho do empreendedorismo é cheio de dificuldades e é preciso que se tenha prazer e motivação na atividade, do contrário, a desistência é certa.

É importante também que o negócio reflita os valores e também o projeto de vida do empreendedor. Por exemplo, uma pessoa diurna que adora esportes, vida ao ar livre e curtir os finais de semana ao lado da família, não conseguirá levar adiante uma casa noturna ou bar.

Escolher o negócio certo é uma decisão que exige um olhar apurado, não só para o mundo a sua volta e necessidades do mercado, mas antes de tudo olhar para si mesmo, para os seus desejos, habilidades, valores  e talentos.

Aspectos importantes para a escolha do seu negócio certo

Veja a seguir alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta na hora da escolha do tipo de negócio.

Os motivos

Antes de começar o seu negócio e se lançar no mundo do empreendedorismo, é preciso que você tenha bem definido o motivo pelo qual você deseja empreender. Ter o seu próprio negócio, de qualquer tipo ou tamanho, requer perfil empreendedor e também muito autoconhecimento.

Você precisa saber identificar seus anseios, desejos e paixões, sempre alinhados à uma visão empreendedora. Com isso em mente, utilize as todas as informações disponíveis para escolher o seu negócio. Afinal, existem muitas opções e necessidades no mercado que precisam ser supridas e, com certeza, você encontrará algo que se encaixe nas suas motivações.  

O impacto na vida em família e na vida pessoal

É preciso levar em conta os impactos que o negócio trará para sua própria vida e da família. Importante que todos da família estejam conscientes e de acordo com as mudanças que irão ocorrer e com os sacrifícios iniciais que são inerentes a qualquer negócio.

É fundamental o apoio familiar e o entendimento de que todo o negócio tem fases, principalmente os primeiros anos, em que o período de adaptação exige muita dedicação e cuidados do empreendedor e da sua família.

O nível de conhecimento do setor

Quando o empreendedor conhece o setor com profundidade o caminho é menos penoso e aumentam as chances de sucesso inicial. Do contrário, será preciso contar com alguém mais experiente e com conhecimentos técnicos na área para auxiliar.

Procure por pessoas que conheçam bem o mercado e podem te auxiliar com as primeiras demandas.

Costumo dizer que um empreendedor com visão empresarial deve procurar de tempos em tempos bons consultores, mentores, coaches ou grupos que possam orientar aquele exato momento do seu negócio.

Coloque isto no seu planejamento, pois nunca temos 100% do conhecimento necessário para gerenciar todas as nuances do negócio.

Qual o negócio certo pra mim?

O tamanho do negócio e as suas expectativas

Seja realista ao fazer as projeções de faturamento. Invista em um negócio com potencial para superar todas as suas expectativas, que possa realizar seus sonhos e das pessoas que te acompanharão neste processo.

Se você tem um número de faturamento que deseja, faça projeções do comportamento desse negócio a curto, médio e longo prazo. Como está o comportamento do mercado e do seu público alvo nesse momento e quais são as próximas tendências deste comportamento.  

Você deve ser bem realista consigo mesmo e com o potencial de mercado deste negócio.

Esta postura vai te proporcionar ficar alerta e este alerta te deixará criativo e inovador.

Nível de dedicação exigido pelo negócio

Outro ponto importante na hora de escolher o negócio certo para você é ter definido qual será o nível de dedicação ao mesmo.

Assim, vale responder as seguintes perguntas:

  1. O negócio está alinhado com o que eu procuro?
  2. Por que o meu negócio deve existir ou existe?
  3. Quanto meu negócio dependente da minha pessoa?
  4. Estou disposto a me jogar e a aprender também fazendo?
  5. Este negócio me mantém criativo?
  6. Eu investiria meus bens neste negócio (carro, casa)?

Com as respostas em mãos, analise se é isso mesmo que você quer para o seu futuro, pois empreender exige confiança, inspiração e visão de futuro.

O tamanho do mercado

Não adianta ter uma ideia brilhante de negócio, porém destinada a um nicho de mercado muito pequeno, tornando difícil, ou mesmo impossível, bancar os custos fixos da empresa.

Estude bem seu público e o lugar onde você abrirá o seu negócio e veja bem se vale todo o sacrifício e investimento.

Uma pergunta muito importante você deve ter antes de começar:

  1. Como meu negócio pode ser tornar mais lucrativo e alinhado com a vida que eu desejo ter?

O ambiente empresarial

Cada segmento de mercado tem uma característica, mesmo os modelos mais recentes vão se acomodando com um perfil. Observe os negócios mais recentes que seguem o modelo da colaboratividade (você pode ver o artigo: Colaboratividade: o mundo já mudou! – clicando aqui).

Não é preciso criar negócios que ainda não existam no mercado ou ideia inovadoras para empreender e faturar bem. Pode ser algo tradicional, mas deve ser bem realizado no seu dia a dia, dotado de muita criatividade e entusiasmo.  

O destaque de mercado está nas pequenas atitudes que se pode ter dentro de um ambiente empresarial. Este contexto deve, no mínimo, te entusiasmar. Assim, tenha clareza do que é seu negócio.

As tendências do mercado

A tendência de mercado está relacionada a demanda e comportamento.

Qual a demanda pelo seu produto ou serviço?

Ele será online e offline ou apenas um ou outro? Será possível ainda escolher? Estas duas perguntas já te orientam na segmentação da demanda.

É possível criar uma jornada para este negócio de acordo com o comportamento de compra?

Se você já me acompanha deve ter visto eu falar disto:

Jim Collins, um dos maiores escritores sobre negócios diz que empresas feitas para vencer seguem: Paixão, Habilidade e Demanda. E, pela minha experiência, você deve acrescentar a Sua Demanda Pessoal.

Tenho certeza que observando todos esses aspectos sem pressa e com cuidado, você com certeza escolherá o negócio certo para empreender e começar uma carreira de sucesso.

Desejo a você uma empresa feita para vencer!

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