Se tornar um grande líder é o objetivo de muitos profissionais e para isso eles investem  tempo e dinheiro. Porém, muitos se esquecem de liderar a própria vida, de desenvolverem o autoconhecimento e uma consciência de suas qualidades e defeitos. Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas para que você também seja um líder na vida profissional e também na vida pessoal. Confira!

Líder: definição

Líder é uma pessoa que exerce uma atividade de guia ou chefe de um grupo. É aquela pessoa que inspira e influencia as outras com seu comportamento e palavras.

Um bom líder faz com que todos do grupo trabalhem em conjunto visando um objetivo comum e que também consigam evoluir como pessoas e como profissionais.

Líder na vida profissional e na vida pessoal

Não basta ser um líder apenas no trabalho é preciso também ser capaz de liderar a própria vida e ser feliz junto às suas escolhas. Afinal, um líder que é feliz fora do trabalho transmite essa satisfação para todos os membros da sua equipe, para seus clientes.

Um verdadeiro líder, que inspira e influencia outras pessoas, deve, antes de tudo,  desenvolver a habilidade de liderar a si mesmo. Apenas o indivíduo que se conhece realmente e tem total liderança de sua vida pessoal tem a capacidade de dar o melhor de si em qualquer situação e conduzir seu grupo rumo à concretização de seus objetivos.  

A pessoa que ainda não desenvolveu a liderança pessoal é fortemente influenciada pelas outras pessoas, pelas suas definições e opiniões. Ela se sente incapaz de tomar decisões sem consultar os outros e assim tomar as rédeas da própria vida.

Veja, não há problema em consultar outras pessoas e se aconselhar, mas isso passa a ser um problema quando o indivíduo passa a depender desses conselhos e se sente incapaz de omitir sua própria opinião ou mesmo de tomar decisões que só dizem respeito à sua própria vida.

Essa pessoa é vista como alguém insegura, sem autoconfiança e sem capacidade de liderar uma equipe. É impossível que alguém seja um bom líder na sua vida profissional  se não for um bom líder de si mesmo.

Pessoas inseguras acabam se tornando autoritárias e prepotentes, um comportamento muito diferente daquele esperado de um verdadeiro líder. O bom líder conduz sua equipe com respeito, sabe “calçar o sapato do outro” e ainda assim consegue ser forte para orientar o melhor caminho.

Mas afinal, o que é preciso para ser um verdadeiro líder?

Para que você também se torne um verdadeiro líder na vida profissional e na vida pessoal, listamos a principais habilidades e características necessárias.

1. Seja apaixonado por tudo que faz

Talvez, possa soar  meio clichê, mas é importante que você tenha paixão por tudo que você faz. Seja apaixonado por você mesmo, pelas pessoas ao seu lado, pelo seu trabalho, e nos momentos de folga encontre atividades que façam seu coração vibrar e te tragam prazer e satisfação.

Uma pessoa apaixonada pelo que faz é uma pessoa satisfeita e cheia de entusiasmo que  contamina todos ao redor. Ela acredita em seus relacionamentos, projetos e na sua empresa e faz com sua equipe acredite também.

2. Tenha autoconhecimento e autocontrole

Se você não se conhece, não poderá prever como se comportará diante de determinadas dificuldades, situações ou conquistas.

É preciso saber quais são as suas fraquezas, seus pontos fortes e quais das suas habilidades precisam ser aprimoradas. Quem não tem esses conhecimentos corre o risco de ficar estagnado na carreira e na vida, repetindo sempre os mesmos erros.

E lembre-se, se você não sabe quais são seus próprios limites, como poderá dar limite aos outros? Como vai controlar os membros da sua equipe se é incapaz de ter autocontrole?

3. Tenha interesse

Tenha interesse e curiosidade pelas coisas e pessoas ao seu redor. Isso te fará parecer mais inteligente e preparado além, é claro, de muito mais interessante para se ter por perto, seja em um evento social, seja numa reunião de negócios.

Um líder deve ser visto como um base de informações e conhecimento para o grupo. Então se mantenha informado e não perca a oportunidade de aprender algo novo todos os dias. Seu interesse em aprender e estar bem informado gera respeito, admiração e serve como exemplo.

Seja um líder na vida profissional e na vida pessoal

 

4. Tenha resiliência

A resiliência é a capacidade de uma pessoa de lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Uma pessoa resiliente sabe que tudo pode mudar a qualquer momento, seja em casa ou no trabalho. E, apesar de todas as dificuldades consequentes dessas mudanças, ela não perde seu foco e sua serenidade, corrige a rota e segue adiante.

Se você não for uma pessoa resiliente, jamais conseguirá ser um verdadeiro líder, o mundo exige isso e não há outra saída.

5. Saiba corrigir e também elogiar

Tenha sabedoria na hora de chamar a atenção de alguém por ter cometido um erro. E isso vale para seus familiares e também para os membros da sua equipe.

Dê a cada um responsabilidades compatíveis com suas capacidades e corrija com tranquilidade quando algo sair errado. Tente sempre contextualizar as broncas e demonstrar com exemplos o que você esperava que fosse feito.  

Saiba elogiar também. Elogios sinceros e na hora certa servem de estímulo para que o outro continue crescendo, se aprimorando e se superando, coisas que todo líder deseja para os membros de sua equipe.

6. Tenha audácia

Não tenha medo de se arriscar e de fazer algo novo. Tente um caminho diferente dos outros e não tenha medo de se posicionar e defender suas ideias.

Evite ser aquela pessoa em cima do muro, isso passa uma impressão de covardia e um líder tem que SER justamente o contrário. Veja que estamos falando sobre SER.

7. Seja comunicativo

Uma boa comunicação é essencial para o sucesso em todos os campos da vida. Ser comunicativo significa antes de mais nada ser claro e conseguir transmitir suas ideias, sentimentos e desejos para todos ao redor.

Desenvolva essa capacidade, transmita tudo que você precisa e lembre-se também de ouvir as outras pessoas com boa vontade e sem julgamentos. Esteja sempre acessível e aberto ao diálogo.

8. Tenha humildade

De nada adianta desenvolver todas as habilidade anteriores se você não se portar com humildade perante as outras pessoas. Seja humilde e assim seus colaboradores também serão, fazendo que tudo aconteça de forma mais leve e tranquila.

Pessoas humildes admitem seus erros e defeitos e conseguem reconhecer as qualidades e talentos dos outros e com isso fazem com que suas equipes fiquem muito mais motivadas e sejam mais eficientes.

Agora que você já sabe quais as características e habilidades que um bom líder precisa ter, procure desenvolvê-las e torne-se o líder que sempre desejou na vida profissional e na vida pessoal

Deixe seu comentário


INSCREVA-SE

Receba insights na sua caixa de e-mail e dar vida ao seu negócio.

Essência de Valor © Todos os Direitos Reservados - 2017

Top